A Instrumental | 5 motivos para você escolher um sistema ativo no seu espaço para eventos
5 Vantagens em você escolher um sistema ativo para seu espaço de eventos!
29 de julho de 2018
A Instrumental | 10 musicas de bandas desconhecidas que você precisa conhecer hoje.
11 musicas de artistas ou bandas desconhecidas que você precisa conhecer hoje.
15 de agosto de 2018
A Instrumental | Vale a pena tocar em uma banda hoje em dia

Vale a pena tocar em banda hoje em dia?

Qual músico nunca sonhou em juntar seus colegas e formar aquela banda dos seus sonhos. Pegar estrada, ganhar dinheiro exercendo a profissão que ama. Enfim entrar nas paradas de sucesso na sua região, ou quem sabe no país e talvez internacional.

Mas com o avanço das plataformas de mídia na  Internet, muitos músicos estão aderindo essa nova onda deixando a ambição por formar uma banda de lado.

Então você se pergunta: “devo engajar na internet apenas fazendo vídeos, ou por a mão na massa e o pé na estrada com uma banda?”

Eu lhe responderia com outra pergunta:

Porquê não os dois?

Sim um vídeo na internet, alcança milhares ou milhões de pessoas para verem sua arte. É uma ferramenta poderosa para o mundo conhecer sua arte.

Mas e quando alguém gosta muito do seu som e quer contratar o seu show?

É muito importante usar a Internet para divulgar o trabalho que já está pronto para ser apresentado ao vivo. Afinal o famoso play back não é muito aceito pelo público nos shows.

Cito abaixo situações que considero pontos importantes para você reunir uma galera e montar sua banda.

Crescimento em Grupo

A maior causa de abandono do estudo em um instrumento musical é a situação que eu chamo de travamento rotineiro. Que acontece quando o musico olha pra ele e vê o quanto ele se esforça mas não consegue evoluir em um determinado assunto do seu estudo.

Então muitas vezes isso acaba travando, fazendo com que ele não se esforce tanto como antes pois colocou na cabeça que não consegue ultrapassar o limite que o parou.

Se você se encaixa nesse perfil, por favor não desista você consegue!

Isso talvez pode acontecer, porque está sozinho, a unica informação que absorve é a da Internet ou do seu professor.

A Grande vantagem de se estar em uma banda é que você terá pessoas a quem se inspirar próximas a você.

Principalmente se estiverem nela, pessoas com nível superior ao seu. Não tenha vergonha de tirar dúvidas com quem é mais experiente que você.

Pergunte, absorva informação, talvez aquele tecladista entenda muito de harmonia e as musicas que harmoniza seja onde você esta travado. Ele pode te ajudar.

Adquire experiência de vida

Considero a maior vantagem de todas, a experiencia de se tocar ao vivo.

Quando se toca ao vivo, seu cérebro aprende a memorizar melhor e você passa a errar menos os riffs. Sem contar a sensação de liberdade que temos encima do palco.

Em um show ao vivo, você tem contato pessoal com todos aqueles que admiram o trabalho de sua banda. E dali conhece novas pessoas, novas cidades, estados, e por ai vai.

Lembre-se a cada show pode render uma história que pode se transformar em uma lembrança importante pra você.

Desenvolve trabalho em grupo

Você pode até fazer uma música ficar muito bem feita sozinho, gravando faixa por faixa e depois gravar apenas você e seu instrumento sobre o backing track. Mas ela sempre pode melhorar com instrumentos que adicionariam valor.

E acredite, na hora de compor arranjos pra musica autoral, ter sugestão de colegas de banda é sempre melhor. Economiza tempo, e alguém sempre pensa em um arranjo que você talvez não pensou.

E assim cada instrumentista da banda, respeitando a musicalidade que a canção pede, começam a gerar o trabalho em equipe desenvolvendo educação musical. Respeitando a dinâmica, momento de entrada.

O mais importante desse tópico. Você constrói amizades com o seu grupo, consequentemente, a pratica em conjunto melhora.

Grandes Músicos sempre passaram por banda!

Pra finalizar, lembre-se todo grande músico passou por uma banda um dia.

Temos exemplos renomados como Kiko Loureiro, Gustavo Guerra, Steve Vai, Mateus Asato, que tem seus trabalhos na internet, mas todos tocam e ainda evoluem tocando em grupo.

Ou seja para chegarem no nível que estão hoje em dia, tiveram que passar por todo esse processo de aprendizado.

Você também pode chegar lá.

Os comentários estão encerrados.

%d blogueiros gostam disto: